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Como saber sobre o meu benefício pela plataforma “Meu INSS”?

O Meu INSS é uma ferramenta digital criada pelo Instituto Nacional do Seguro Social. Tem como objetivo facilitar o acesso aos serviços e solicitação de benefícios da instituição. Nela, o cidadão também poderá acompanhar o andamento do pedido pelo número do seu CPF. Veja neste artigo como fazer esse procedimento. 


Como ter acesso a essa plataforma?


Digite o endereço gov.br/meuinss ou instale o aplicativo Meu INSS no seu celular. São mais de 90 serviços oferecidos pelo INSS.


É importante lembrar que os trabalhadores que não quiserem ou não puderem acessar a ferramenta Meu INSS, podem solicitar seus pedidos, através da Central de Atendimento, pelo número de telefone 135 ou irem a uma agência do INSS.


Cadastro no Meu INSS


Para ter acesso às informações, o contribuinte precisa ter uma conta ativa no gov.br. Com um único usuário e senha o cidadão poderá utilizar todos os serviços públicos digitais disponíveis no gov.com.


Para realizar o cadastro, são necessários: CPF, nome completo, data de nascimento e responder algumas perguntas do seu cadastro junto ao INSS. 


Quais pedidos de serviços podem ser realizados no Meu INSS?


Essa ferramenta possibilita que o trabalhador solicite diversos serviços e benefícios, de forma rápida e fácil, através da internet.


A documentação poderá ser digitalizada ou fotografada. Além disso, o cidadão pode acompanhar o andamento do seu pedido.


Veja alguns dos serviços que podem ser solicitados pela plataforma:


- Aposentadoria por Idade;

- Aposentadoria por tempo de contribuição;

- Salário maternidade;

- Pensão por morte;

- Auxílio-doença;

- Seguro Desemprego do Pescador Artesanal;

- Benefícios Assistenciais;

- Certidão de tempo de contribuição;

- Alterar local ou forma de pagamento;

- Cadastrar ou renovar procuração ou representante legal;

- Solicitar pagamento de benefício não recebido;

- Recurso e revisão.


Como realizar a consulta de benefícios no Meu INSS?


A consulta é feita de maneira simples, acompanhe o passo a passo, a seguir:


- Acesse o site ou o aplicativo do Meu INSS, com seu usuário e senha (eles podem ser únicos para  todos os serviços públicos digitais disponíveis no gov.com);

- No menu, selecione a “Meus Benefícios”;

- Serão apresentados todos os benefícios ativos e todos os pedidos realizados;

-Selecione o requerimento enviado ao INSS e saiba a situação do benefício.


Quais são as possíveis respostas para as solicitações?


Existem três possíveis respostas para os pedidos do benefício, são elas: 


- pedido habilitado (a solicitação está em análise pelo INSS);


- deferido (o benefício foi aprovado e será concedido);


- indeferido (a solicitação foi analisada e negada).


Fonte: Jornal Contábil

 

Os profissionais da M.A. Goulart Advogados Associados estão à disposição para os esclarecimentos que se façam necessários, inclusive uma análise prévia de documentação sem ônus.


Entre em contato com nosso escritório pelos fones (51) 3392-0708 (51) 98114-8253


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